3D2R – Rotuma Isl – Palestra Fernacom 2011 by PP5EG

EXPEDIÇÃO DE DX A ILHA DE ROTUMA – 3D2R
Atilano – PY5EG
Outubro de 2011

As responsabilidades de batente, quase sempre me impediram de realizar viagens mais longas, quer com objetivos de lazer ou com objetivos de expedições de DX ou operações de conteste em outras entidades. Desta forma as expedições que eu pude participar foram em espaço de tempo pequeno e poucas outras com maior duração. Poderia citar algumas das operações externas em que participei:
– Expedições a Fernando de Noronha – várias ZX0F – 1982 ~ 2006
– Expedição à trindade por duas vezes, sendo a primeira em 1978 em 1989, ambas com indicativo PY0EG.
– Tunísia, duas vezes 3V8BB;
– Barbados 8P9R; e 8P9EG
– Bahamas 6Y1V; 6Y5EG
– Canarias EA8AM
– Balearic Isla EA6/PY5EG
– Ilha de Lobos CW5R
– 4U1UN – 2010
– Dubai : A61J
– Japan – JH1AJT
– P40V – ARUBA
– CX7/PY5EG – Operação conteste juntamente com CX7BY
– Ilha do Mel – duas vezes
Embora tivesse vários convites, quase que sempre o tempo de permanência na expedição era maior do que as minhas possibilidades de ausência das atividades de trabalho. Recentemente em vista de convites de amigos com os quais organizamos algumas expedições e algumas operações de conteste como Krassy K1LZ, Hrane YT1AD e David K3LP, resolvi fazer um sacrifício maior e me ausentar durante vinte dias na expedição a ilha de Rotuma 3D2R que foi realizada recentemente, final de setembro e começo de outubro.

Item 2 Localização Rotuma

A Ilha de Rotuma faz parte da Republica das Ilhas Fiji, e esta localizada na Latitude 12º 29’14” Longitude 177º 07’ 07” – aproximadamente 500 Km a Noroeste de Fiji. População 2.000 habitantes originários da própria ilha.

A Historia conta que os primeiros habitantes da Ilha vieram de Samoa, e posteriormente de Tonga e Kiribaiti. O primeiro visitante Europeu da Ilha foi o Capitão Eduard Edwards em 1791. Embora a Ilha faça parte das Ilhas Fiji desde 1881, a formação cultural da comunidade é verdadeiramente Polinésia.

Item 3: A Organização da Expedição:
Os lideres que organizaram a expedição a Rotuma foram: team Leader YT1AD Hrane Milosevic e K3LP David Collingham.

Embora a expedição inicialmente estivesse prevista para o ano de 2010, alguns problemas logísticos impediram que assim fosse feita e acabou sendo postergada para setembro e outubro de 2011. A intenção inicial era de permanecer na ilha em expedição por 10 dias, sendo que todos os equipamentos haviam sido despachados ainda em julho de 2011 através de um container. O time foi composto de 18 membros efetivos mais a inclusão do 3D2TR Tevita Rocobaro, ou seja, dezenove participantes, abaixo a lista de todos os participantes que representavam nove países.

3D2R Operators
YT1AD Hranislav Milosevic – Team Leader
K3LP David Collingham – Co-Leader
K1LZ Krassimir D. Petkov
UA4HOX Aleksej Romanov – Organizing Co-Leader
PY5EG Atilano de Oms
WD5COV David Jorgensen
SV2BFN Vangelis Gekas
AA4NN Joe Blackwell
N6PSE Paul Ewing
YU1AU Miki Markovic
UA4HBW Victor Pronin
RU4SU Victor Vasilenko
JT1CO Chuck Chadraawal
JT1DO Badruun Chadraawal
YT3W Dragan Acimovic
HL5FUA Choi Jong-Sool
RW4NW Vasily V. Kozerodov
LZ1GC Stanislav Vatev
3D2R HELPERS:
Tevita Rokobaro – 3D2TR
Senior Engineer, Ministry of Communications, Suva, Fiji
Greg Lawlor Owner of our Yacht Sere-ni-Vai
N7CQQ John Kennon
YU1AA Aca Antic

Pilot
A maior parte do time, Europeus, Asiáticos e Americanos, vieram através de um vôo direto de Los Angeles a Nadi em Fiji. Com objetivo de ganhar ou economizar algumas horas de vôo eu optei pelo trajeto via Buenos Aires, Auckland na Nova Zelândia depois Fiji. Tínhamos todos um encontro marcado no dia 24 de setembro em Suva na capital de Fiji.
Hotel Novotel SUVA – Lami DAY

Nosso Barco !!!!!! Barco do vizinho!!!!!!

Item 4: A viagem:
Seguindo o plano, sai de Florianópolis dia 20, com destino a Guarulhos e na mesma noite do dia 20 tomei um vôo de Guarulhos a Buenos Aires, aguardando aproximadamente 3 horas de espera em Buenos Aires para conexão com um vôo da Aerolíneas Argentinas de Buenos Aires a Auckland. Chegando à Auckland, mais aproximadamente 6 horas de espera para o vôo da Pacific Airlines de Auckland para Nadi em Fiji. Mais 3 horas de vôo. Cheguei portanto em Nadi – Fiji no dia 22 de setembro, aproximadamente ao meio dia local. O fuso horário da Ilha de Fiji é de 15 horas adiantado em relação ao Brasil. Portanto, cheguei com um dia de antecedência em relação os demais participantes que vieram através de Los Angeles. Foram 34 horas entre vôos e espera em aeroportos e eu estava ainda em FIJI Ficaríamos o fim de semana do dia 24 e 25 de setembro em Fiji, e partiríamos de barco no dia 26 para Rotuma, com previsão de aproximadamente 44 horas de viagem de barco.

Item 5: As primeiras frustrações:
Apesar de o Hrane ter tudo confirmado com os despachantes do container, para nossa desagradável surpresa, ao chegarmos em Fiji, tomamos conhecimento de que o container não havia chegado e muito provavelmente somente chegaria no dia 2 ou 3 de outubro. Praticamente todo o equipamento, antenas e periféricos, estavam armazenados nesse container. Risco eminente de até cancelamento da expedição.

Como sempre, o radioamador tem no sangue uma criatividade imensa e uma filosofia de ajuda mutua que permite enfrentar esses tipos de desafios com alegria e objetividade Como tínhamos dois ou três dos participantes da expedição que ainda não haviam saído dos EUA, houve tempo suficiente de complementar o equipamento necessário, através compra nas lojas de Los Angeles. O K1LZ deve ter tido um excesso de bagagem absurdo. Graças a esta providencia, e mais alguns equipamentos reservas, disponibilizados pelos componentes da expedição, acabamos por re-planejar a operação para mantermos um mínimo de 5 estações no ar.


Infelizmente somente 3 destas estações operariam com lineares.
Como tivemos que ficar o final de semana em Fiji, no hotel Novotel Suva Lami Bay, resolvemos, eu YU1AU e K3LP montar uma operação provisória para o conteste CQWW RTTY. Com apenas 100 watts, a maior parte do tempo pois o linear ACOM 1010 estava pifado e uma antena vertical a beira d´água para 20, 15 e 10 metros pudemos operar cerca de 16 horas, desde o meu quarto . Operamos M/S PY5EG/YU1AU e K3LP com o indicativo 3D2EG – licença nova em folha recebida do Ministério de Comunicações no dia 22/09 A segunda surpresa desagradável era de que zarparíamos com certo atraso e com isso encurtaríamos o tempo da expedição para somente 08 dias. Com o mar agitado e ventos contrários o trajeto previsto de 44 horas acabou levando 48 horas. Outro inconveniente foi de chegarmos à Rotuma à noite e sem condições e aportar o barco no píer. Mais 10 horas de operação perdidas

Item 6 : Operação móvel marítima 3D2R:
Apesar da intensa movimentação do barco nas ondas do pacifico central, resolvemos montar uma operação marítimo móvel no barco. A criatividade e garra e boa vontade do Krassy nos conduziu a montar uma operação móvel 3D2R com antenas para 80, 40, 20, 15 e 10 metros. Fizemos mais de 1000 contatos no trajeto..

Vários dos componentes da expedição sofreram com náuseas. Por sorte o meu cristal PU5MCO – Marcia colocou praticamente meia farmácia na minha mala, e pudemos atender aos que necessitaram de remédios dramin e plamet.

Item 7: Agradáveis surpresas ao chegar na ilha.

Todos nós, a exemplo de outras expedições a ilha remota, estávamos preparados para se alimentar mal, dormir mal em tendas, sofrer com o calor escaldante, com o ataque dos mosquitos e o isolamento natural numa ilha perdida no pacifico.

Desde o momento da chegada, todas essas preocupações e preconceitos começaram a desaparecer. Primeiramente a ilha é uma maravilha da natureza. Ao chegarmos fomos recebidos pelo Chairman do Conselho de Administração da ilha o Sr.Rigamoto, e outro membro do Conselho responsável pela área de Segurança e Policia. A gentileza e fraternidade com que nos trataram desde o primeiro momento fizeram com que todos nós nos apaixonássemos pela ilha de Rotuma.

Com o transcorrer da reportagem vocês entenderão o porquê dessa nossa paixão a primeira vista.

O segundo aspecto extremante surpreendente foi o fato de que ao chegarmos no pequeno píer da ilha constatamos a existência de um barracão tipo armazém de certo porte, uma construção para abrigar pessoas itinerantes, e ao lado dessas construções uma instalação de toalete e chuveiros. Essas instalações estavam localizadas a não mais de 50 metros do píer onde o nosso barco estava ancorado, era verdadeiramente uma maravilha de facilidades. O Hrane, eu e o David K3LP, encarregados da comunicação com o povo local, de imediato pedimos a autorização para ocuparmos ao menos uma das construções ali instaladas. Conforme se pode verificar nas fotos, em havendo essa permissão nós poderíamos montar grande parte das antenas no pátio desse píer e no caminho da ilha facilitando enormemente a montagem das antenas.

O Sr. Rigamoto nos pediu uma hora para dar a resposta, se dirigindo a vila principal porem já autorizando de imediato a colocação de parte das antenas no pátio.

Para nossa alegria, em menos de uma hora o Sr. Rigamoto voltou com a autorização para que utilizássemos as o prédio para itinerantes e a toalete. Utilizamos o prédio dos itinerantes para colocação das nossas estações. Também confirmou a autorização da colocação das antenas em qualquer lugar da ilha que nos interessasse. Portanto ninguém dormiu em tendas e camas de campanha.

Outra surpresa agradável – Tivemos muito mais ajuda do que precisávamos para instalar as estações e antenas.

No dia 29 após 2 horas de trabalho com todos os operadores e mais esta fantástica ajuda de amigos da ilha, conseguimos instalar grande parte das antenas ficando a expedição operacional em menos de duas horas e meia após o nosso desembarque. Utilizando se dos equipamentos avulsos disponíveis, mais o equipamento que foi trazido de Los Angeles pelos dois retardatários conseguimos não o esperado de colocar até sete estações operacionais ao mesmo tempo, porem 5 estações no, no inicio, somente com dois lineares Acom 1010, pois um deles havia pifado durante a operação móvel marítima 3D2R Mais uma surpresa agradável – Devido à proximidade com o Barco poderíamos fazer as refeições em turnos, nos deliciando com uma ótima comida feita pelo Chef do Barco – Excelente Grande surpresa – Não havia mosquitos na ilha e o calor era bem suportável com os ventiladores instalados na sala de rádio.

Item 8 – O setup – estações e antenas e números
Os transceivers eram na sua grande maioria IC7000 adicionados a um K3 e um TS570 Lineares – Dois ACOM 1010 e um ACOM 1000
As antenas utilizadas eram as seguintes:
– Para 160 metros uma vertical a beira d’água;
– Para 80 metros vertical four square;
– Para 40 metros vertical four square;
– Para 20, 15 e 10 duas tri bandas três elementos, uma S3 e uma outra MK3
– Para as bandas work de 12, 17 e 30 metros, utilizamos antenas de fios dipolo ou delta loop. Tínhamos ainda como reserva uma antena vertical para 20, 15 e 10 instalada a beira d’água, a mesma utilizada na operação 3D2EG em RTTY.

A propagação nos ajudou bastante, pois tínhamos aberturas para alguma área do planeta em alguma banda durante as 24 horas.

Os números da expedição foram os seguintes:
SSB CW RTTY SSTV PSK31 band
——————————————————
160m 2 1048 0 0 0 1050
80m 1144 2773 0 0 0 3917
60m 12 0 0 0 0 12
40m 1495 3819 314 0 0 5628
30m 0 3421 170 0 0 3591
20m 4840 2088 341 0 60 7329
17m 1527 4966 220 0 3 6716
15m 4873 4577 557 0 0 10007
12m 2444 3222 626 0 22 6314
10m 4743 4366 694 10 37 9850
6m 121 65 0 0 0 186
——————————————————
mode 21201 30345 2922 10 122 54600

Item 9: As relações de amizade e fraternidade com a comunidade de Rotuma.

Desde os primórdios da organização da expedição, tínhamos em mente doar uma estação a comunidade de Rotuma, fazer a instalação dessa estação e ao mesmo tempo estabelecer um programa de treinamento aos interessados em radioamadorismo. O objetivo era de lançar uma semente de operação do nosso hobby na ilha de Rotuma. Por indicação do chairman Sr. Rigamoto escolhemos em consenso a High School de Rotuma como a sede da estação. Na High School fomos atendidos pelo “Principal” Sr Perry Gabriel que na verdade não só dirige a Escola como é o mentor do programa de excelência dessa fantástica instituição de ensino.

De imediato ele autorizou a instalação da estação e a partir daquele momento passou a ser a pessoa mais motivada da Ilha para com o Radioamadorismo.

A exemplo de todos os demais objetivos da expedição, o Hrane sempre nomeou responsáveis para cada um desses projetos, e o projeto da escola ficou sob responsabilidade minha e dele.

Durante a nossa estada na ilha nós nos organizamos de tal forma a proporcionar cinco aulas de aproximadamente duas horas, com o objetivo de ambientar os alunos escolhidos pelo “Principal”, ao ambiente de nosso Hobby e treina-los de tal forma que em nossa saída da Ilha eles tivessem perfeitas condições de conduzir um QSO e operar a estação e seus periféricos.

Sr. Perry e os professores selecionaram um grupo de alunos (17) meninos e meninas entre 15 a 17 anos para participarem do treinamento. Incluímos a pedido deles também 4 professores no programa. Usamos algumas apostilas, inclusive algum material didático preparado pela ESCOLA PARANAENSE DE RADIOAMADORES.

Nossa tarefa foi extremamente facilitada pela motivação dos alunos, e o surpreendente conhecimento básico de eletrônica TI e eletricidade dos professores e alunos.

Paralelamente a isso tudo nos tínhamos que providenciar o licenciamento da estação da High School de Rotuma. Com a ajuda do 3D2TR Rokobaro constatamos a extrema boa vontade de colaboração do Ministro de Comunicações de Fiji e alguns dias após nossa saída a estação 3D2RI já estava sendo operada por nossos alunos.

Devido à motivação extraordinária desses alunos o aprendizado foi realmente fantástico e no final do treinamento elaboramos um programa de simulação de reais contatos. Para nossa surpresa, não só os cinco melhores de cada grupo, mas todos os 17 alunos tiveram desempenho muito superior ao que esperávamos e todos eles poderiam conduzir tranquilamente um comunicado.

Como a expedição teve que sair da ilha ainda no dia 5/10 à noite e, portanto encurtando sobremaneira o tempo da expedição na ilha, eu fiquei por mais duas noites em Rotuma com a responsabilidade de fazer a instalação, da antena, do transceiver e periféricos. Com isso a estação seria operacional de imediato aguardando simplesmente a outorga da licença.

No próprio dia 6/10 com ajuda de todos os alunos a estação foi instalada e fizemos inúmeros contatos com a participação direta dos alunos da escola. Contatamos com praticamente todos os continentes e principalmente algumas estações da América do Sul.

O aprendizado e receptividade foram tamanhos que nos sentimos na obrigação de alem da estação em si em funcionamento, nós também complementaríamos a mesma com a doação de outros equipamentos para que a estação fosse verdadeiramente totalmente equipada. Dessa forma foi doada uma internet de velocidade com o hardware necessário e pagamento antecipado de um ano de uso do sistema, computadores e as necessárias conexões com a estação.

Item 10 – A emoção da despedida.
O “Principal” Perry , juntamente com Chairman Rigamoto organizaram uma cerimônia de despedida com a outorga de algumas comendas cuja filosofia é extremamente interessante valendo a pena alguns comentários.

Com todos os 200 alunos perfilados entoaram vária canções, algumas típicas da Ilha para despedidas de pessoas queridas. Para coroar a cerimônia com mais emoção os 20 alunos compuseram e cantaram uma canção cuja letra esta anexa.

Durante a nossa estada na ilha e mesmo com o tempo bastante limitado em virtude das operações da expedição, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da cultura dos Rotumenses. Ficamos extremamente impressionados e cativados por essa comunidade fenomenal. A escola, o hospital, o conselho e a prisão eram de uma simplicidade tremenda, com visível falta de recursos financeiros, mas com critério de limpeza extraordinário. Também observamos que os prédios dessas instituições eram mantidos com muito carinho através de um voluntariado dos próprios usuários daquelas instituições. Tive oportunidade de visitar o presídio com dois presos e eu sinceramente nunca vi uma prisão tão limpa como essa.

Finalmente poderia dizer que durante a minha estada lá, a nossa convicção de que vivemos nós em um mundo civilizado e desenvolvido foi enfraquecida. No final de nossa estada fiquei totalmente convencido que a cultura, embora rudimentar desses povos é realmente invejável e a qualidade de vida e fraternidade com que vivem mexeram com nossos paradigmas.

Fotos do Shack em construção 3D2RI
10. Filiação ao Araucaria DX Group:
Por sugestão do Krassy, K1LZ um dos Hall of Fame do GADX, filiamos todos os componentes da expedição como membros do nosso Grupo.

DEDICATED TO ATILANO
1. YOU ARE GOING BACK TO YOUR BRAZIL THAT’S A LOVELY PLACE I’D LIKE TO SEE WHERE THE LIGHTS TOUCH THE CITY TO CITY FLORIANOPOLIS IS THE PLACE I’D LOVE TO SEE

2. YOU ARE GOING BACK TO SOUTH AMERICA LAND OF SOCCER PLAYERS AND VOLLEY BALL FAMOUS PELE AND ATILANO PAPA YANKE FIVE ECHO GOLF

3.WHEN YOU REACH BRAZIL DON’T FORGET US NUMBER 17 AND 4 INSTRUCTORS ALL THE BEST TO YOU

FROM THE BEST 73 ROTUMA ISLAND CLUB

Comentários

Recomendamos ler também