Breve Relato sobre Rolf Rasp PY1RO

Rolf – PY1RO – nos deixou dia 01 de Maio de 2018 aos 75 anos. Deixou, porém, um legado de lições e de exemplos. Deixou também um batalhão de amigos.

Rolf nasceu na Alemanha e chegou com sua família ao Brasil como jovem adulto nos anos 1960. Antes de sua família fixar residência no Brasil, seu pai que era técnico de maquinas têxtil, trabalhou na Indonésia onde Rolf aprendeu a língua e teve seu primeiro interesse pelo radioamadorismo.

Rolf era o verdadeiro poliglota. Falava fluentemente nosso Português, Alemão, Inglês e aranhava o Indonésio.

No inicio dos anos 70, já naturalizado brasileiro, Rolf recebeu seu primeiro indicativo – PY1DVG. Começou ai a trajetória do Mr 160m. Rolf foi o percursor dos 160m do Brasil.

Durante mais de 20 anos Rolf construiu as melhores estações de 160m da época. Era conhecido internacionalmente pelo seu trabalho e manteve o Brasil em evidência nesta Banda, quando era pouco usada. Assim como Stew Perry – W1BB nos Estados Unidos, Rolf incentivava o uso da banda e trazia novos interessados.

Rolf operou nas três ilhas oceânicas Brasileiras. Esteve em Fernando de Noronha e Trindade várias vezes operando em HF e principalmente em 160m. Destaque para a operação em São Pedro e São Paulo de 1978, a qual levou a cabo com seu amigo e parceiro Jemerson – PY7BXC (atualmente PY7XC). Foi a primeira ativação dos rochedos em 160metros.

PY1RO foi um dos melhores cedabilistas do Brasil. Fez parte do First Class CW Operator’s Club (FOC). É do meu conhecimento que apenas três brasileiros fizeram parte do FOC: PR7PO (ex PY7PO) – Alex, que continua até hoje; PY2SO – Sonia e PY1RO-Rolf.

Rolf foi mentor de muitos radioamadores. Na década de 70, os radioamadores Classe C eram jovens de 14 a 18 anos, que só podiam operar em 80m e 160m. Muitos, como eu, iniciaram ainda adolescentes, uma amizade com o Rolf que durou décadas.

Rolf era uma pessoa muito gentil. Além do seu exemplo, tudo que sabia, compartilhava. Era um ser humano muito iluminado.

No campo profissional, Rolf foi também pioneiro. Rolf trabalhou com computadores, o que viemos, posteriormente, chamar de informática. Fez carreia na Burroughs e na Digital (DEC) até sua aposentadoria. Rolf viajou o mundo inteiro pela profissão seja a trabalho seja para treinamentos.

Ele gostava de desafios. Na década de 1980 iniciou operações em 6metros. Sempre com ótimas estações. Quando se aposentou e mudou-se para sua ultima residência, se dedicou exclusivamente aos 6 metros.

Vamos lembrar do Rolf por diversas razões, mas sem dúvida pelo caráter e pela gentileza. Rolf tinha a alma mais brasileira do que muitos brasileiros. Viveu ao lado da Sonia até que sua enfermidade o levou.

Fred – PY2XB

Comentários

Recomendamos ler também