Relato de K1ZM sobre operação 9MØW Spratly em 160m

Nosso amigo Jeff K1ZM, membro do ADXG por mais de 10 anos, juntamente com K1LZ Krassy (Hall of Fame ADXG) foram os responsáveis pela operação em banda baixa mormente 160m na recente expedição 9M0W Spratly.

O Jeff fez um interessante relato sobre sua participação no evento, e conclamo a todos a se deliciarem com o texto

Atilano PY5EG

Para o relato original em inglês clique aqui.

Oi gangue

Acabei de voltar de Spratly com a equipe e, enquanto isso ainda está claro em minha mente, pensei em escrever algumas linhas para relatar o que foi fazer parte desse empreendimento. Vamos tentar organizá-lo em várias seções distintas:

A oferta para se juntar à expedição

O planejamento original para 160m com YT5A e K1LZ

Data de Partida Má Sorte e suas Consequências

Resfriando nossos saltos em Sabah (e eu com BAGAGEM PERDIDA e sem roupas limpas por 4 dias)

Partida real em 08 de março e instalação em Layang Layang

Dia 1 – Resultados e LIÇÕES APRENDIDAS!

Dia 2 – Revisão Total da Abordagem 160M

Dia 3 – Ajustes de Rx incluindo uma Antena RX efetiva para a UE

Dia 4 – Uma tentativa de obter uma antena Rx para o caminho curto de NA que funcionou

Dia 5 – A decisão de manter 160m QRV para mais um pôr do sol – e desmontar às 03:00 no escuro (na chuva)

Impressões Operacionais – Basicamente uma revisão dos impedimentos “no ar” que aumentaram a fadiga e a frustração na maioria das vezes

Epílogo – Lições aprendidas e por que certos objetivos de 160m são muito difíceis de alcançar em Layang Layang

Uma vez que este PC trava e telas azuis à vontade, vamos tentar isso em pequenas etapas.

73 JEFF K1ZM (em nome de K1LZ / JT1CO / WD5COV – que eram os principais operadores de 160m em 9M0W)

Assunto: 9M0W – 160M A decisão de participar desta expedição

A decisão de se juntar ao 9M0W aconteceu quando o K1LZ me disse que iria ativar Scarborough Reef – eu tinha certeza que não era onde ele estava planejando ir e mais tarde soube que era realmente SPRATLY.

Uma vez que entendi direito, ele disse “Você quer vir?”

Eu disse – “Yeah – por que não – contanto que você e eu possamos fazer 160m e não sermos obrigados a operar nas bandas mais altas …”

Krassy ligou para Hrane, YT5A, que era o LÍDER DE EQUIPE do 9M0W que disse que ficaria tudo bem contanto que Krassy e eu fôssemos totalmente responsáveis ​​pela configuração de 80 e 160m – e que pudéssemos nos concentrar em nós mesmos em termos de tempo no ar. Permita-me anotar neste momento a incrível vontade e talento de Hrane em fazer tudo isso acontecer – o que ele teve que superar em cada passo para garantir a permissão e superar os obstáculos irreais quando a coisa toda quase falhou em Sabah – bem – Ele merece meu agradecimento e total respeito porque ele foi incansável e simplesmente não desistiu de nós – e no final ele prevaleceu e nos levou até lá. E de volta…

O planejamento começou com a ajuda inestimável de Fred PY2XB – que adicionou consideravelmente com recomendações de antenas, estratégia e uma lista de verificação de tudo o que podemos encontrar de RFI, para colocação de site. Enquanto ele nunca operou meu conhecimento em Topband enquanto estávamos em 9M0W – ele fazia parte da equipe de banda baixa, com certeza.

Nós dividimos as coisas em papéis atribuídos:

Krassy trouxe 4 spider pole – duas a cerca de 75 pés de altura por 160m e duas por 80m a cerca de 62 pés de altura (mais ou menos). Ele trouxe também as cordas de apoio, o fio da antena (material realmente forte e forte – fio de prata dentro do equivalente a phillystran) – e um fio para radiais.

Eu trouxe tudo o que já conheci em termos de proteção F / E, comutação de antena, filtros passa-banda de 160M Rx, jumpers, um pré-amplificador KD9SV, adaptadores de energia, 5 tiras de saída projetadas para 220v e 110V e 220-110V 200w stepdown xfmr e uma fonte de alimentação 2.5A / 12V DC TRANSFORMER para alimentar os dispositivos acessórios necessários. Krassy e eu ambos trouxemos fones de ouvido com cancelamento de ruído. Eu também tive adaptadores coaxiais para tudo o que eu já vi – com a única exceção de não ser capaz de me adaptar de algo MAIS a um macho F – que nos causou algum pesar durante a configuração. Eventualmente, encontramos outra maneira de fazer isso.

A lista incluiu So239 fêmeas com tranças pré-fixadas, algumas Kw UNUNS Bymark 2: 1 (50/25) que provaram ser inestimáveis ​​para evitar dificuldades de ajuste em pontos de alimentação verticais, transformadores para beverages, 1000 pés de cabo coaxial (não é divertido levantar) saco) – mas necessário para as linhas de fase de 3/4 de onda planejadas para as verticais de 80m e 160m, mais fio para 160m e fio radial de 1000 pés / ou uma beverage.

Tivemos constantes diálogos pelo refletor de e-mail e isso nos ajudou a evitar erros. Queríamos ir no início do ano, mas o resort estava fechado – fomos os primeiros a chegadar após a abertura.

Queríamos desesperadamente a SALA DE CONFERÊNCIAS no extremo oeste do complexo – porque de lá as possibilidades para cabos são razoáveis ​​e poderiam ter permitido sistemas RX de baixa banda que poderiam ter sido alcançados com uma corrida coaxial para adquirir NA em modo reverso – mantendo as coisas longe do barrulho que o homem fea.

9M0W – Partida má sorte e suas conseqüências

Krassy e eu planejamos voar juntos de Boston às 9 da noite de 2 de março. via Doha / Kuala Lumpur e Kota Kinabalu (SABAH). A chegada seria no dia 04 de março, uma REUNIÃO DE EQUIPE para todos no dia 05 de março e um voo fretado privado para Layang Layang às 05h45 de 6 de março.

Na quarta-feira, 28 de fevereiro, soube do GIGANTE Nor’Easter que ia bater em BOSTON sobre o nosso tempo de decolagem na sexta-feira.

Liguei para Krassy e mudamos nossa partida para a noite de terça 0850 horas – a um custo adicional de US $ 800 por pessoa para reemitir nossas passagens.

Quero dizer – oh, que o inferno !! Isso é SPRATLY – que mal estarmos indo para trás neste momento …..

Partida era certa – nós batemos a tempestade e chegamos a DOHA a tempo. No processo de reemitir nossas passagens, Krassy conseguiu um bom itinerário – ele embarcou em um avião para KL – eu tinha cerca de 9 horas e não pude entrar no avião (sem pagar mais US $ 280 o que decidi não fazer.)

9M0W – Mais má sorte e quase desastre para mim … e para a Dx’pedition

Eu esperei em Doha durante minhas 9 horas e embarquei o avião a 01h45 local. Nós deveríamos decolar às 2h45, mas às 4h da manhã ainda estávamos sentados no pátio, o que eu não tinha percebido, já que eu tinha os fones de ouvido e assistia um filme.

O capitão disse “desculpe pelo atraso na decolagem – estávamos carregando carga !!!!!!!!!! + * &% $ # @ + + + – VAI FIGURA! QFU QFU QFU!

Isso significava que eu perderia minha conexão de KL para SABAH.

Como nós pousamos em KL. um agente da QATAR tinha uma placa com o meu nome no final da jetway. Eu perguntei por que eles estavam procurando por mim?. Eles organizaram um voo alternativo para KK nas vias aéreas da MALINDO – onde eu estava originalmente na MALAYSIAN AIR.

Eu perguntei especificamente sobre os meus (2) sacos de bagagem e paramos em um balcão para lidar com a questão de obter minhas malas para KK no meu avião !!!!!

(NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

Eu cheguei em KK com NENHUM SACO na rampa de bagagem de chegada – e passei a próxima hora com bagagem de MALAYSIAN Airlines. Eles trabalharam por um bom tempo e aconselharam que NÃO TINHAM IDÉIAS se todas as minhas coisas tivessem desaparecido. Eu preenchi uma folha de reclamação e tomei um táxi para o hotel.

Mais tarde, juntei-me a Krassy, ​​a CHRIS VK3FY e a Peter VK3GN – por algumas cervejas e um hambúrguer no Hyatt Regency. Em seguida, me dei conta que eu estava como um zumbi total – sem roupas, exceto por uma camiseta – e minhas roupas de inverno estavam encharcadas com o suor da umidade e 2,5 dias nos aviões.

Eu tentaria seguir com a Air Malaysia na manhã seguinte (já era agora a noite de sábado – tendo saído na noite de quinta de BOSTON).

9M0W – Dia 6 – Reunião da equipe em Shangri La – Dia 7 – Aborrecimentos em abundância!

Às 10h todos nós nos encontramos pela primeira vez – era uma GRANDE EQUIPE com vários grandes radioamadores 9M6 locais.

Hrane repassou toda a logística de partida necessária para nossa suposta partida em 06 de março de KK para Layang Layang.

Nós terminamos nosso encontro bastante bombeado, pois o dia da partida estava quase chegando – então MAIS MÁS NOTÍCIAS.

Às cinco da tarde, Hrane veio ao meu hotel para avisar que nossa partida foi cancelada para o dia seguinte – nenhuma razão específica – basicamente alegando complicações imprevistas – partida agora marcada para 0545 em 07 de março.

Passei o dia checando minha bagagem e apenas relaxando – conversando com minha esposa sobre tudo isso no SKYPE.

Claro que todos nós tivemos que PAGAR pela noite extra em nossos hotéis – havia alguma compensação possível que alguns adquiriram de Layang Layang – eu há pouco quis ir.

A propósito – a resposta de Hrane à carta “CARO JOHN” que ele tirou do resort sobre o cancelamento foi um clássico – e totalmente inadequado para repetir aqui – foi bem animado para dizer o mínimo.

DIA 7 – e novamente, nossas esperanças foram DESTRUÍDAS – às 4 da tarde Hrane avisa que fomos cancelados novamente!

Desta vez, o meu hotel diz-me que estão lotados – eles não têm espaço para mim para a noite – mas, eventualmente, eles vêm através de um pequeno quarto – quem se importa eu disse-lhes – foi melhor do que fora na rua!

Hrane chama para avisar que sem café da manhã – nós voaremos às 05h45 – dia 7 e 8 de março.

Mesmo?

9M0W – 08 de março – Nós finalmente decolamos e nosso DIA 1 na ilha

Todos nós nos encontramos às 04:00 no aeroporto KK e Hrane organizou a MONTANHA de excesso de bagagem saindo para a Spratly.

Nós pegamos um charter privado administrado pela Malaysian Air e decolamos às 05h45. Em pouco mais de uma hora estávamos sobre o recife e a lagoa estava abaixo de nós – as formalidades de pouso eram bastante profissionais e todos nos reunimos no lobby – para nos encontrarmos com Mark Peter, gerente do resort.

MARK foi tremendamente rteceptivo – mas houve algumas más notícias em seu briefing:

1) Eles perderam um gerador – assim não há energia para a sala de conferências – ABORRECIMENTO REAL!

2) Eles iriam trocar os geradores no dia seguinte de 80KW para algo como 300KW – então haveria frequentes quedas de energia – em momentos inesperados de sua escolha.

3) Teríamos que configurar no meio do resort – para acomodar redes de computadores – e nossa colocação de antena planejada foi basicamente arrancada e começamos o planejamento de antena de 160m novamente com uma folha de papel em branco.

Nossos planos de 160m foram totalmente descartados pela janela – e um novo plano foi organizado. a verdadeira desvantagem foi que antenas de escuta seria agora muito perto do hotel – mas nós realmente não tinhamos escolha como não tivemos longas pistas coaxiais que iriam chegar a onde realmente queríamos para o site a ouvir coisas de 160m. ABORRECIMENTOS – mas nós estávamos lá afinal!

Entre 07:30 e o pôr-do-sol, muitas equipes trabalharam como loucos para obter todas essas coisas – em grande medida ajudaram Mark Peter a emprestar sua equipe de manutenção para nos ajudar – eles foram uma benção, pois o tempo era curto – tivemos pouco tempo para conseguir nas bandas baixas no escuro.

Aqui está o que aconteceu naquele único dia:

2 Yagis rotativas em mastros de 10m (uma para 20/15/10 e outra para as bandas WARC) – um triplexador 4O3A KW e 6 filtros banda passante KO 4O3A permitiam o compartilhamento da yagi HF nas bandas superiores.

Uma 4 square para 40m trazido por Dusko ZL3WW foi instalada bem longe do prédio.

Krassy, ​​JT1CO, VK3FN, 9M0KOM e a equipe da Layang – ajudaram a erguer duas verticais de pólo spyder para 160M – uma na costa e uma na SW perto da pista – gerando 5,5db de ganho bidirecional SE e NW – na esperança de Propagação de LP na Costa Leste dos EUA.

Estes foram divididos em fases com linhas coaxiais de 3/4 de onda (elétricas) que eu trouxe – e então acopladas com BYMARK ununs.

KRASSY perto do pôr-do-sol adicionou uma única vertical de 80m para o cw na costa – que teve um bom SWR em 3503.

O pôr do sol estava em 1030z e eu perdi isto alguns minutos devido ao trabalho de antena final com PY2XB – nós tentamos uma FLAG apontada SE e um PENNANT apontaram aos EUA que eu trouxe.

Nosso plano era usar principalmente a antena XMIT para LP Rx com seu ganho – e diretividade. O outro material de RX era plano B e backup.

Nós fizemos isso no ar por volta de 1045z e o DU7ET Bob estava lá como planejado para anunciar no ON4KST nossa frequência de xmit e RX. Bob estava lá todos os dias para ajudar e eu sou especialmente grato por ele estar lá para nos ajudar em cada abertura do por do sol.

O DU7ET também foi nosso primeiro modelo de 160M – seguido quase imediatamente por Don KH6DX.

Por 1130z – os resultados iniciais estavam em – ABORRECIMENTO! NO3M / AA1K e outros ECJ dizem que não podem nem nos ouvir – (nós também não os ouvimos!)

A primeira noite incluiu alguma costa oeste e N5DG eu penso – mais muitos JA e bastante algumas estações da União Europeia.

(KRASSY e eu decidimos desistir em LP para a costa leste – e uma reforma completa foi planejada para o nascer do sol na manhã seguinte).

Pelo menos estávamos no ar e fazendo barulho!

9M0W Dia 2 em 160M – Uma Melhor Apresentação

Ao nascer do sol, após o café da manhã, Krassy e I. ligaram um transformador de 180 retardo que podia ser mudado da posição de operação para mudar o arranjo da BROADSIDE para o FIRE final – e também para o NE ou SW unidirecional.

Assim, a noite 2 em 1030z foi muito melhor para nós em Topband – DU7ET estava lá novamente e estávamos no tempo em 1015z para o nosso pôr do sol em 1033z .. Instantaneamente N4WW foi trabalhado com um sinal respeitável (isso significa que podíamos ouvir ele por volta de RST 349.)

Desde Dragan YT3W tem os logs e agora estou fazendo isso de memória, não me lembro se nós trabalhamos NO3M – ou se foi na noite seguinte – mas Eric se tornou nosso qso mais ao norte em 160M – então parabéns Eric por nos ouvir e para nos fazer ser capaz de ouvi-lo (mal!) Water-fraco como descreveria apropriadamente o nosso lado deste qso (HI)

Nós trabalhamos algumas estações do meio-oeste e oeste dos EUA esta noite – além de pelo menos 300 europeus. Meu filho Patrick KK6ZM teve um grande sinal perto de seu pico do nascer do sol – estava entre os sinais mais altos que nós trabalhamos na noite dois.

No nascer do sol, depois dessa noite, Krassy e eu decidimos derrubar o radiador da 160M da pista e usar apenas o único radiador de 160 metros – e lançamos seus 20 radiais ímpares na lagoa de água salgada.

Nós movemos este bastão da spyder para o lado norte da ilha e o colocamos no paredão – e o usamos para 80M SSB depois disso.

Também decidimos que tínhamos que tentar encontrar uma maneira de obter uma beverage em 160M para RX – mesmo que fosse apenas uma que pudesse ser dirigida para Europa.

O ZL3WW criou um esquema para usar a segunda linha de alimentação vertical abandonada para essa beverage e, relocalizando um pouco o coaxial, começamos na pista e pegamos uma beverage NW diretamente por cerca de 250 metros em direção ao paredão – então cruzamos um caminho no ar. e correu pelo menos outros 500 pés ao longo do paredão.

Isto acabou por ser uma verdadeira jóia – como nós corremos a mesa para HORAS na União Européis depois do nascer do sol ter passado em W6 / W7. Isso fez uma enorme diferença na nossa capacidade de trabalhar com os callers da 2ª e 3ª camada da Europa.

Funcionou tão bem que ZL3WW e eu tentamos nossa mão na tarde seguinte em uma beverage dos EUA para o NE.

O plano era trocar a linha de alimentação para os EUA em nosso por do Sol e depois para 1 430 depois que a W7 SR transferisse a linha de alimentação para a beverage da UE novamente. Isso era fácil de fazer às 22h30 no escuro, pois era um campo aberto. com uma lanterna demorou 5 minutos.

Esta era uma beverage bastante curta – cerca de 200 metros de comprimento – em linha reta como uma flecha – mas também correu perto do complexo do hotel durante a maior parte de sua corrida. Como eu temia, este não era tão frio como a beverage da Europa – quando eu mudei para lá, havia algum tipo de hash de fundo que cobria os sinais mais fracos. Ouvir sobre a beverage da Europa não funcionou bem em direção a America do Norte – enquanto estava super silencioso – estava a pelo menos 90 graus de um título de NA – alguns sinais dos EUA podiam ser ouvidos – mas não os da Costa Leste sinais mais fracos que queríamos desesperadamente trabalhar.

Então, à noite 4, passamos a ouvir NA na única vertical de 160m localizada no paredão – e ouvimos a Europa em sua beverage NW mais silenciosa.

NOVAMENTE era um tumulto durante toda a noite – 160 milhões para NA era apenas assim – nós trabalhamos no meio oeste e depois no NW USA no nascer do sol muito bem.

Perto do nascer do sol Krassy, ​​que havia partido para a 80CW até a abertura da Europa – foi dormir – e YT3W assumiu perto do nosso pico de grey line no nascer do sol.

Eu quase caí da minha cadeira quando vi seus contatos de 80 CW Grayline entrarem na minha tela.

No espaço de 10 minutos, ele registrou K1CP (Maine), N1RJ (também Maine) – e W1JR (NH) – seguido por PY5EG – Atilano – e então o pico do pôr-do-sol passado na costa leste de NA porque entramos em luz do dia do nosso lado no SR.

9M0W – Noite 5 em Topband – em seguida, desmontar às 03:00 horas, hora local – em uma tempestade torrencial!

Na nossa hora de por do sol 1033z, Bob DU7ET estava novamente lá para nos saudar e ajudar;

Enquanto estava quieto por mais ou menos 25 minutos – eu sozinho loguei errado W4ZV como N4IS (isso foi inteiramente possível devido ao efeito doppler neste caminho em um sinal RST 219!) – foi mal – desculpas tão sinceras a Bill – mas eu sei que ele não precisava do país – pelo menos ele agora sabe que foi ouvido!

Nós trabalhamos KJ9I e outros – W5IZ esteve em pelo menos uma hora e finalmente ouviu o relatório dele em um cume – parabéns Alan – você era cópia boa o tempo inteiro e contente você finalmente ouviu EUA!

Enquanto o sol marcava os EUA pela costa oeste – o nosso barulho (QRN) tornou-se insuportável e alguns caras como AE6C não conseguíamos escutar em meio a incessantes estaticos de S9.

Eu ouvi C, eu ouvi 6C, mas não consegui o resto – eu tentei por uns sólidos 10 minutos com ele – então ele entrou na luz do dia – sinto muito – eu realmente me esforcei muito nisso. Novamente, nós só tínhamos a antena xmit para RX em NA – e sob esse tipo de ruído (era a tempestade chegando em nós!) – as últimas duas horas em W7 e W6 foram uma grande decepção para nós – pedimos desculpas por realmente estarmos mais do que surdos.

A Krassy e a CHAK JT1CO assumiram a corrida final de 4 horas na Europa em 160m e trabalharam em pelo menos outras 150 estações.

Os sinais Eu em comparação com NA são cerca de 3-4 s mais altos em Spratly em Topband – é sempre assim.

Por volta das 3:45 da manhã, hora local, decidimos que tínhamos que abandonar o pile-up da Europa desmontar nossas coisas – basicamente três verticais, um tribanda e algo para 40 caíram na chuva em 2,5 horas – estava carregado e nos preparamos para a partida 07:00 horas, hora local.

Agradecemos ao nosso anfitrião Mark Peter e sua equipe pelo apoio maravilhoso e só desejamos ter trabalhado mais na costa leste de NA. Realmente não há escuridão comum suficiente em 160m para W1 nesta época do ano – e enquanto esperávamos por AA1K em Delaware e N4RJ em GA – nós simplesmente não poderíamos fazer isso acontecer – mas nós tentamos em todas as aberturas certas. Eu sei que nossos Pings foram ouvidos no NE – mas não sinal suficiente para fazer QSO – = pena!

Layang Layang 160m Epílogo

Aqui estão alguns pensamentos e sugestões aleatórias para qualquer outra pessoa que tente fazer isso:

1) Se você é um CAÇADOR perseguindo a RAPOSA (É NÓS!) E você espera entrar em algum log Dx’pedition em um caminho difícil com sinais de ruído e super fraco

POR FAVOR, POR FAVOR, não ligue apenas uma vez a 30 wpm e depois não xmit novamente até ouvir o nosso próximo CQ

O que estamos tentando fazer é juntar uma ou duas letras de seu indicatico – então você tem que fazer duas coisas para nos ajudar:

a) DEVAGAR ABAIXO – POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!

b) Chame mais e mais e mais – e então teremos a chance de obter o seu indicativo

Chamar uma vez a uma velocidade semelhante a de um coelho – não é provável que você entre em nosso log. Aqueles que mantiveram isso – geralmente terão uma chance muito melhor. Era enlouquecedor ouvir um sinal bastante bom que nós tentávamos responder – que apenas esperou até 2 minutos para chamar novamente – PLS MANTENHA A CHAMADA.

2) Se nós erramos seu seu chamado (aconteceu muito em 9M0W) – mantenha-se tentando chamar nossa atenção para corrigi-lo imediatamente.

Eu copiei KJ9I como KJ9B devido ao enfraquecimento do doppler – mas ele continuou chamando e ele está no nosso log como resultado – parabéns por fazer certo!

3) Se alguém alguma vez for a Layang Layang novamente (eu pessoalmente não farei isso – Krassy e eu temos outras coisas na prancheta)

a) Pegue a sala de conferência no extremo oeste do complexo – coloque suas antenas Rx para Eu e NA – como FAR nos espaços abertos que estão por aí, como você possivelmente tem alimentadores coaxiais – e então você provavelmente pode ouvir com um chão silencioso.

b) CONSIDERE um array de audição do K7TJR e coloque-o como uma alternativa ao uso de beverages – o mais distante possível para o oeste – e você será recompensado por fazer o os.

NÓS QUEREMOS A SALA DE CONFERÊNCIAS – mas estava além do nosso controle – então fomos comprometidos como resultado – os dispositivos HUMANOS fazem RUÍDO!

+++++++++++++++++ SE NÓS NÃO O TRABALHAMOS POR QUALQUER DAS RAZÕES ACIMA – AQUI ESTÃO MAIS UM POUCO PARA RIR (CHORE A RESPEITO!)

A felicidade não é que isso aconteça no nosso SUNSET exato – ou em outros momentos de escuta ótimos:

1) Tendo o pessoal desligado a força as 1040z para trocar geradores (não é bom!)

2) Ter um dos outros ops gritar alguma coisa no pior momento possível durante um ciclo de audição (nós tentamos o nosso melhor para manter um quarto silencioso)

Às vezes o pessoal estava rolando carrinhos de nossa refeição de noite a 1015-1045z da cozinha além de nós para a área de janta – que era um grande fator de concentração!

3) Um outro dilema inevitável é quase conseguir um sinal fraco e depois ter uma estação local decide nos chamar no pior momento possível – apesar dos nossos pedidos apenas para NA NA NA NA! (Acontece!)

De qualquer forma – sem queixas realmente – mas isso é o que nós tivemos que lidar lá fora – e nada é perfeito – tentamos tanto quanto podíamos e só gostaria que pudéssemos ter trabalhado e mais alguns de vocês na América do Norte em Topband.

NA ÚLTIMA NOITE EM 9M0W, W4ZV CHAMOU NOS 160M APÓS O NOSSO POR DO SOL E HAVIA SEVERA DOPPLER FADING EM SEU SINAL. Eu (K1ZM) INTERPRETADO MIS O CHAMADOR DE SER JC (N4IS), que estava ouvindo, mas não transmitindo no momento. Este foi um erro na audição de K1ZM, que estava enlouquecida pelo Fading do DoPpler. DEPOIS DA DX-PEDITION, N4IS ESCREVEU A NÓS PARA CONHECER NOSSO ERRO E SEU INDICATIVO FOI REMOVIDO DO NOSSO LOG. NO FIM, N4IS NEM W4ZV NÃO FOI FEITA NO REGISTRO FINAL DE 9M0W 160M. Isso foi apenas um erro e foi correto remover N4IS do nosso log 160M – como nenhum 160M QSO adequado foi feito para 9M0W. JC JÁ TEM CONFIRMADO 9M0 TENDO TRABALHADO 9M4SLL VÁRIOS ANOS ATRÁS EM 160M. DESCULPE PELO ERRO E CONFUSÃO.

73 e obrigado pelas lembranças caras – nós nos divertimos tentando trabalhar com você – Espero que você tenha se divertido tentando ouvir e trabalhar conosco!

Vejo vocês no próximo – onde quer que seja – JEFF K1ZM

Tradução por Peter PY5CC

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