ARRL DX SSB 2022 ZW5B x PT5J

Ola amigos: Embora não seja comum estações do GADX competirem em uma mesma categoria em contestes internacionais, neste ARRL DX tivemos uma feliz coincidência de termos nosso principal operador PP5JR de sua estação na Serra da Boa Vista comprometido  em operar SOAB (A) e por decisão de ultima hora nosso amigo Manu LU9ESD que operaria da estação do Krassy da Jamaica, em vista de problemas com as antenas, resolveu operar aqui da ZW5B para defender o campeonato mundial conquistado da mesma estação nesse Conteste.

O Sergio gentilmente de colocou a disposição para ceder o lugar para o Manu, porem não seria justo tira-lo de uma operação já comprometida.

Eu, como sempre, preferiria um operando assistido (Sergio) e o outro não assistido Manu.

Porém o Sergio e Manu acharam desafiante e motivador ambos operarem na mesma categoria, com o que concordei.

Como ainda não mudamos a estação da ZW5B para o novo QTH, embora sem as antenas de baixo das faseadas para 20, 15 e 10 e como as antenas ficariam praticamente em uma so posição a atual estaria em ordem, pois recentemente fiz uma varredura para ruídos de linha e a recepção estava em boas condições.

Portanto duas de nossas estações PT5J e ZW5B estariam competindo entre si, ambos tentando bater o recorde sul americano que pertence ao PT5J.

A propagação realmente esteve fantástica, principalmente em 10 metros que reviveu os bons tempos.

Elegemos já há algum tempo que nossas estações, forçosamente fariam upload online de seus scores para permitir máxima transparência e aumento da motivação  tendo o desafio na sua frente durante toda a operação.

Aí residiu a primeira frustração – Não havia maneira de postar automaticamente ou manualmente, no início do conteste a pontuação de ZW5B. O CQ Conteste scores não permitia o processamento. PY2EQ Rogério tentou do computador de sua casa e posteriormente da estação PS2T postar os resultados sem sucesso. Travava no próprio registro.

Após algumas horas de tentativa, conseguimos via o Contest Live Score da ICOM upload continuado, porém sem detalhes por banda, o que eu mesmo fazia de tempos em tempos circulando no chat nosso ARRL DX e algumas vezes diretamente ao Sergio para ele poder acompanhar como estava a ZW5B.

No final do conteste o Sergio acabou enfrentando o mesmo problema da ZW5B, e não conseguiu mais postar o resultado até o final.

Sem ter o sumario do Sergio o Manu operou da melhor maneira possível porem sem conhecimento do score do Sergio.

O Manu conseguiu uma recuperação incrível nestas ultimas 12 horas e aconteceu algo que nenhum de nos esperava.

A PT5J com 3 QSOs a mais que a ZW5B, o que para um total de 5.664 QSOs da uma diferença ínfima entre as duas operações.

Com relação a multiplicadores o Sergio também o Sergio teve 3 multiplicadores a mais.

Não me lembro de nenhuma operação de um mesmo país e um mesmo grupo ter uma operação tão parelha. Acho que vai virar historia.

É creio eu, a segunda operação 48 horas do Manu, e ele acabou dormindo algumas horas no horário mais adequado que não perdeu mais que 30 QSOs.

O Sergio nos da, mais uma vez uma lição de perseverança e tenacidade não deixando  o radio sequer por minutos. Realmente fantástico.

Parabéns a ambos pelas operações e ao Sergio em especial pela vitória apertada e pelo batimento do record que era dele mesmo.

Como o Sergio tem  muita experiencia em contestes de 48 horas e presta muita atenção no “accuracy” a vitória no checklog deverá ser dele.

 V A L E U

PY5EG

Comentários

Recomendamos ler também