O ARRL DX SSB 2021 na ZW5B

Minha viagem para ZW5B no Brasil foi originalmente programada para o CQ 2020 WPX SSB, mas meu voo seria no mesmo dia em que a Argentina fechou fronteiras para a pandemia de COVID.

Todos os argentinos que estavam no exterior tiveram ser repatriados em voos especiais. Praticamente sem voos de entrada ou saída da Argentina para os próximos 12 meses, remarcar meu voo para ZW5B para o outubro CQ WW SSB estava fora de a questão.

Em dezembro de 2020, durante uma de muitas conversas com Oms, PY5EG, concordamos que eu iria para ZW5B para o 2021 ARRL International DX Contest, SSB. Como um desafio adicional, ele propôs que participasse da categoria SOAB. Uau! Um primeiro concurso para mim.

SO2R e SOAB

Daquele ponto em diante, os dias deslizaram por lentamente. Era impossível parar de pensar no desafio pela frente: seria meu primeiro SOAB e minha primeira tentativa de operar por um total de 48 horas.

Eu sugeri a Oms que eu operasse SO2R, que seria outro primeiro para mim como competidor.

Graças ao meu trabalho como motorista de caminhão, Eu sou capaz de passar longas horas ouvindo a pile-up e gravações de concursos — a maioria das estações onde tenho operado, como 6Y1V, HK1NA, ZW5B, PT5T, CN2R e outros. Ouvindo os operadores, inclusive eu, identifico lugares para fazer melhorias nos próximos concursos.

Quando eu defini meus olhos em fazer um operação SO2R, comecei a ouvir duas dessas gravações ao mesmo tempo tempo, um em cada ouvido, para tentar dizer ao meu cérebro, “Ei, acostume-se com isso!” eu encontrei que eu pudesse identificar uma estação pelo tenor da voz dentro do pile-up e lembrar do indicativo, mesmo se eu não copiasse tudo. Tudo isso, graças às gravações.

Testando, testando…
Cerca de um mês antes do concurso, a pandemia complicou ainda mais coisas na Argentina e no Brasil, e novamente surgiram dúvidas sobre se eu poder fazer a viagem. Eu sou louco por radioamadorismo, enfrento e supero muitos obstáculos sem desistir. Mesmo assim, até chegar a aeroporto, ainda tinha dúvidas se eu seria capaz de viajar.

Devido a uma contradição na página web da companhia aérea quanto ao tipo de teste COVID-19 que as autoridades brasileiras tinham pedido, tive que fazer outro teste em um laboratório no aeroporto. Me disseram que o resultado ficaria pronto em 2 horas, e eu tinha uma hora e 45 minutos antes do check-in do meu voo fechar.

Por sorte, encontrei um funcionário da companhia aérea que entendeu minha situação e prometeu esperar por mim até o último minuto possível. Mesmo assim, o resultado do meu teste não tinha aparecido. Naquela ocasião, eles estavam fechando check-in do voo, e tive que verificar. Foi-me dito para voltar ao terminal e esperar por um e-mail lá. No exato momento em que eles não podiam esperar por mais tempo, atualizei minha caixa de entrada e recebi o resultado negativo do teste. Eu fiz check-in e corri para o avião, mal respirando até que eu estava no meu lugar. Em seguida, minha conexão voo em São Paulo atrasou e eu tive uma espera de 10 horas durante a noite no aeroporto. Finalmente chegando ao aeroporto em Curitiba, Brasil, Oms estava esperando por mim com o carro dele lá fora.

Finalmente na ZW5B

Uma vez na estação, encontrei Neto, PU2TIB, responsável pela manutenção da estação. Havia muito o que fazer e sem tempo a perder. ZW5B é para um multi/multi, então muito trabalho teve que ser feito para organizar e centralizar tudo em uma única posição de operação.

Neto tinha feito a maior parte do trabalho e um IC-7800 (Radio1) e um FTDX101D (Radio2) já estavam em posição. Tivemos que terminar de instalar e configurar o DX Doubler, o software, algumas conexões e fazer algum trabalho de antena, como adicionar 40 radiais ao monopolo de 160 metros. Todas as antenas são conectadas a uma chave de antena Hamplus. Graças a controladores em cada posição de operação, permite operar todas as bandas de qualquer posição, informando se outro rádio está na mesma banda.

Tivemos alguns problemas de conexão o antigo DX Doubler para ambos os rádios. Neto fez algumas modificações e consegui funcionar com o fone de ouvido tanto em transmitir e receber, mas nós apenas foram capazes de usar macros em Radio 1.

Na manhã de quinta-feira, com tempestade ameaçadora, fomos para o monopolo de 160m e adicionados 40 × radiais de quarto de onda, além de os 80 existentes. Chuva forte começou logo depois que terminamos, e durou até tarde da noite.

A previsão não era nada animadora: tempestades durante todo o fim de semana. Se isso foi verdade, ia ser muito difícil, especialmente nas bandas baixas. Meu plano para o sucesso era dormir a partir de sexta manhã até acordar para enfrentar as 48 horas à minha frente. Mas, eu esqueci de dizer para não me acordar para o almoço, então eu dormi apenas 5 horas.

Apontamos os 12 rotores para América do Norte, e finalmente comecei configurar o DXLog, não sem problemas. Não havia como chegar o CAT no Rádio 1 para funcionar. Ambos rádios foram conectados ao computador através da microHAM DIGI Keyer interfaces, e enquanto a Rádio 2 funcionava perfeitamente, parecia não haver maneira para resolver o problema com o Rádio 1.

O tempo foi perdido tentando obter o sistema funcionando, mas sem solução à vista, decidi tentar configurar N1MM Logger+ como último recurso. Grande erro e outra perda de tempo. O software não era o problema; algo parecia estar errado com o microHAM.

Eram 21:00 UTC e não havia mais tempo para dormir. eu teria apenas para aguentar até o final de domingo. Não precisava dizer que fiquei muito chateado e preocupado, a princípio por não saber se poderia passar 48 horas operando agora que aquelas 48 horas se transformaram em 57 com apenas 5 horas de sono.

Eu desisti de usar o CAT em Radio 1 e só teria essa opção com Radio 2, usando DXLog. Assim, Rádio 1 estava com DVK e sem CAT, e Radio 2 estava sem DVK e com CAT.

Antes de começar, nosso amigo Sérgio, PP5JR, nos enviou seu ARRL DX SSB log do ano anterior, operando como PT5J de sua super estação em Morro da Boa Vista. Eu carreguei-o em DXLog como um arquivo de destino. O objetivo era ficar focado e acordado e vendo se eu poderia combinar um dos mais experiente e melhor SOAB operadoras na América do Sul. Eu também colocar meu placar ao vivo online, outra ferramenta muito interessante que mantém você motivado a não perder o ritmo. Quando eu estava prestes a colocar meu fone de ouvido, fiquei impressionado com o fato de que nenhum outro operador estava ao meu lado. Oms seria meu “oficial servidor de café” pelo resto do fim de semana.

Eu me posicionei em uma frequência limpa e comecei a chamar por alguns minutos para aquecer.

Que comece o jogo!
Como de costume, comecei nos 20 metros, com sinais muito fortes e uma resposta surpreendente para uma emissora brasileira. O tumulto permaneceu constante durante uma hora e meia, e enquanto a taxa não era alta, era constante, alcançando quase 400 QSOs até cair, e fui para 40 metros às 0130 UTC. Para minha surpresa, o ruído estava baixo em 40 metros, sem QRN de qualquer tipo. Eu registrei 200 QSOs na primeira hora em 40 metros. Uau! Para uma estação em Brasil, isso é incrível. A propagação fora excelente. Por volta de 0500 UTC e já com 900 QSOs, lembrei que eu tinha outro rádio, que coloquei em 80 metros onde também encontrou baixo ruído, sem QRN, e sinais muito fortes.

A Yagi em tamanho real de três elementos a 36 metros de altura fez seu trabalho, tornando ZW5B ouvida e alcançando 142 QSOs no primeira hora — um número muito importante nesta latitude. Sabendo que a partir das 06:00 UTC, propagação entre a América do Norte e a Europa é muito boa, sinal caiu e o ritmo caiu consideravelmente. Aproveitei a oportunidade para tentar alguns QSOs em 160 metros, com a grata surpresa que houve nenhum ruído lá também e conseguindo cerca de 25 QSOs e um número semelhante de multiplicadores, algo que eu nunca tinha alcançado a partir daqui. Uma menção especial para a Waller Flag de N4IS que foi instalada na ZW5B em 2019.

Importância dos placares ao vivo

É importante enfatizar que o upload da pontuação para os placares ao vivo serve muito para mantê-lo focado e comparar desempenho e aberturas com estações concorrentes. Fiquei muito surpreso me ver primeiro naquela lista SO-AB, lutando minuto após minuto por o primeiro lugar com KH7M durante a primeira noite antes de ele me superar. Isso me deixou ainda mais preocupado sobre procurar estações com Rádio 2. Quando eu vi a diferença ficando maior e maior, pensei que seria impossível pegá-lo a partir de então, mas a sorte estava do meu lado.

Eu sabia que nem todas as estações fazer upload de sua pontuação para os placares ao vivo, então era muito provável que o resultado fosse um tanto enganador. Não obstante, serviu para me ajudar a manter o foco. Minha recomendação é postar sua Pontuação Live! Vai ajudar você e o outras estações; não há nada a esconder. Entre 07:00 e 12:00 UTC, eu movi ambos os rádios entre 160, 80, 40, e depois 20 metros, que a partir A América do Sul é muito difícil de entrar devido à abertura total entre Leste-Oeste no Hemisfério Norte.

Entre 1000 e 1300 UTC, eu só registrei 70 QSOs e comecei sentir a falta de descanso. Eu não tinha saído da cadeira ainda, então levei 15 minutos para tomar um banho frio e esperar para a tão desejada abertura do dia em 15 metros, que finalmente aconteceu por volta de 14:00 UTC e, consequentemente, acordei para cima também. Novamente, uma taxa baixa de 150 – 200 por hora, mas constante por 6 horas.

Enquanto corria em 15, eu mantive um olho no escopo do espectro do Radio 2, que deixei em 10 metros. A única chance de fazer a diferença na de contagem multiplicadores com estações do Caribe era se houvesse uma abertura em 10 metros. E aconteceu. Quando a taxa ainda era baixa em 15, Resolvi experimentar o famoso Dual CQ pela primeira vez na minha vida. Isso foi algo que eu vi tantas vezes em YouTube e sempre fui fascinado pela ideia de tentar algum dia — mesmo que eu não achasse que estava preparado para isso.

Melhorias no Concurso

O problema era que eu não tinha DVK na Rádio 2, mas lembrei que o ‘101 tinha um gravador e o controle remoto estava à mão, então gravei um CQ do mesmo comprimento que no Rádio 1. Outro problema: o chamador não habilita PTT. Eu tentei habilitar ou desabilitar o BK-IN, surfei um pouco na configuração, mas não tinha jeito, e eu não tinha tempo a perder com que, embora eu tivesse certeza de que algo estava errado com a configuração. Restava um caminho. Enquanto pressiona o botão de chamada, tive que habilitar o PTT com o pedal para transmitir a gravação. Você pode imaginar a sequência? Vamos ver:

• Pressione F1 (Auto CQ) no rádio 1 teclado.
• Quando o CQ no Radio 1 estiver concluído, pressione o botão 1 no Radio 2 chamador, ao mesmo tempo pressionando o pedal com o pé direito.
• Solte o pedal quando a gravação do Rádio 2 está concluída. Eu memorizei o comprimento da gravação desde que o monitor tenha ser desligado para ouvir enquanto o outro rádio está transmitindo.
• Repita a sequência.

Eu não tenho ideia de como meu cérebro adaptado a essa loucura, mas o fez. Quando eu comecei com essa sequência em 16:00 UTC no sábado, eu estava acordado por 25 horas seguidas. É muito difícil descrever meus sentimentos quando a primeira estação (W5PR) me atendeu. Lá estava eu ​​pela primeira vez ouvindo para alguém enquanto eu estava falando. E eu escutei ele. E eu o entendi. Eu apertei meu pé direito e disse “W5PR 5-9 KW.” Do lado esquerdo NØZIB disse 5-9 MO.

E eu apertei meu pé esquerdo e disse “Obrigado ZW5B” enquanto da direita lado eu ouvi “Tango X-Ray”. E eu apertei meu pé direito e disse “Obrigado ZW5B” enquanto eles mantinham me ligando no dia 15. E eu esqueci tudo os DVKs. Meus dois primeiros QSOs em duas bandas simultaneamente estavam no log. Eu levei 15 segundos para olhar de lado em Oms, que estava fazendo contatos FT8 em outra banda a 3 metros de distância. Trocamos sorrisos maliciosos.

Engoli em seco e me concentrei no sequência sincronizada de dedos,pés, mãos e ouvidos. Fazer isso pode ser um chapéu velho para o Prós SO2R, mas acho radiosport mais e mais incrível e emocionante todos os Tempos. Aqui estava eu, 20 anos depois de obter minha licença e 18 anos depois de minha primeira participação em um concurso internacional, ainda aprendendo e fazendo novas e coisas excitantes. A gama de possibilidades é realmente inacreditável.

Com o tempo, me senti mais confortável operando em duas bandas ao mesmo tempo, embora às vezes perdendo um trocar ou pedir repetição, mas minha taxa começou a subir, às vezes atingindo mais de 200 QSOs por hora – nada mal, considerando que eu vim com pouco mais de 100 numa banda. Sem dúvida, com SO2R, eu teria usado muito melhor da primeira noite nas bandas mais baixas.

Para mim, propagação em 10 metros foi muito forte com alguns sinais surpreendentes. acho que o baixo contato contagem foi devido à falta de atividade, não falta de propagação. Como eu estava trabalhando simultaneamente no 15, pude passar vários QSOs e multiplicadores no dia 10, embora vários operadores estavam céticos quando eu disse a eles para tente 10 metros. Imagino que muitos foram surpreso ao fazer o contato. Dez metros pareciam fechar em apenas 1900 UTC, e a taxa começou a subir no dia 15, então me dediquei exclusivamente para somar o número de QSOs e com a Rádio 2 tentou entrar em contato com as estações e multiplicadores faltando em 10, também monitorando os sinais em 20 metros onde eu tinha menos QSOs e seria não demoraria muito até que eu conseguisse correr lá.

Entre 1900 e 2000 UTC, eu fiz cerca de 250 QSOs apenas em 15 e novamente notei fortes sinais em 10, então voltei para Dual CQ — desta vez passando o Rádio 1 em 20 metros onde eu precisava aumentar multiplicadores e a contagem de contatos. A estratégia funcionou como eu continuei acima 200 QSOs por hora até a última hora no sábado, alternando entre 20 e 10, e nas últimas 2 horas de Sábado, entre 20 e 15 metros simultaneamente.

Durante os meses anteriores a esta viagem, meu “irmão” Mark, LU8EOT, e meu grande amigo Dany, LU1DX, e eu conversamos muito sobre essa operação, sobre as estratégias que eu poderia implementar, e acima de tudo, sobre quantos QSOs eu seria capaz de alcançar. Eu disse a ambos que eu não achava foi possível alcançar mais de 3.000 – 3.500 QSOs no total. Quando o relógio bateu o primeiro segundo de Domingo, o DXLog mostrou 3.163 QSOs. Mas eu estava apenas na metade do caminho. Nós todos sabemos que o segundo dia raramente é o mesmo e praticamente nunca melhor do que o primeiro, como o ritmo diminui para baixo por razões lógicas. Ainda mais, sabendo que o tempo e o nível de ruído não poderia ter sido mais benevolente comigo do que no sábado, impossível melhorar nesse ponto.

A propagação seria melhor? Improvável. E uma tempestade aparecerá novamente? Muito provável. A primeira hora de domingo foi interessante nos 20 metros, mas o ritmo tinha caído muito, então comecei a monitorar 40 metros com Rádio 2, e os sinais da América do Norte foram muito fortes, sem ruído ou estática. Seria possível repetir a primeira noite? Era.  Fechando com 1.122 QSOs em 40 metros dessas latitudes, e com taxas de 200 QSOs por hora foi verdadeiramente surpreendente. Enquanto isso, durante a madrugada, aproveitei o baixo ruído e QRN para tentar pegar algo com Radio 2 em 80, mas aparentemente, as coisas não eram tão boas como na noite anterior. Eu consegui adicionar mais 24 QSOs na hora 0600 em 160, totalizando 50 QSOs com 28 multiplicadores, o que é muito bom deste ponto no mapa.

Mas, as coisas boas chegam ao fim, e foi o que aconteceu às 0700 UTC. Era como se todas as antenas fossem baixadas. Eu só consegui fazer 11 QSOs em 60 minutos. Assim como a propagação fechada, eu também desliguei. Com nada acontecendo, fiquei com sono e pensei que melhor descansar um pouco para enfrentar o dia mais forte e ter algumas “luzes acesas” quando as bandas abririam novamente.

Deitei no sofá do shack e defini um alarme no meu telefone para me acordar uma hora e meia mais tarde. Achei que ia ser muito difícil ouvir esse alarme depois de muitas horas acordado, mas quando você está fazendo pelo que você é apaixonado, seu cérebro sabe que você tem que acordar, e então eu fiz. Assim que o alarme tocou, levantei-me e tomei outro banho frio, e eu estava pronto para enfrentar as últimas 13 horas do concurso.

Entusiasmado, voltei ao assento às 0930 UTC e encontrei que as bandas estavam praticamente mortas, com apenas alguns sinais em 40. Então eu comecei chamando e apenas oito estações responderam em pouco mais de meia hora. Com o Rádio 2, liguei em 20 metros e só as 1100 UTC comecei a obter algumas respostas.

Todo o meu entusiasmo desapareceu depois que vi que as coisas estavam muito ruins. Entre 1000 e 1600 UTC, só pude fazer 160 QSOs. Foi uma verdadeira provação ficar acordado, mas eu sabia que se eu caísse dormindo novamente, seria muito difícil para acordar novamente.

Naquela época, eu estava agarrado com frustração e pensei que não poderia poder fazer muito mais, imaginando que a propagação não abriria e que eu adormeceria sentado a qualquer momento.

Via WhatsApp, Mark, LU8EOT e Dany, LU1DX, tentaram levantar meu ânimo, dizendo que eu deveria pelo menos fazer 4.500 QSOs e que, apesar da propagação ruim no domingo, o que eu tinha feito no dia anterior tinha sido excelente, e apenas nas primeiras 24 horas Já havia superado minhas expectativas iniciais. E eles estavam certos.

Por volta das 18:00 UTC, fui tomar outro banho frio, meu último até o final do concurso. Parecia que isso o chuveiro não só me acordou, mas as bandas também.

Quando voltei e continuei ligado em 15, as coisas mudaram, e as estações começaram a atender. Fora do canto do meu olho, eu olhei para FTDX101, que eu já havia deixado em 10 metros, e fui atingido por um par de ondas que foram timidamente aparecendo no escopo do espectro. Imediatamente fui ao Dual-CQ e perguntei para estações que responderam em 15 metros para ir para 10.

A primeira estação da qual me mudei 15 a 10 foi AA2AS, seguido por N4ESU, e uma vez que fui visto, a festa começou. Se eu tivesse algum esperança de adicionar QSOs e especialmente multiplicadores, foi fazendo o máximo de cada minuto de abertura em 10 metros sem negligenciar 15 metros, onde os sinais estavam começando a chegar cada vez mais forte. Às 18:00 UTC, eu era capaz de fazer 69 QSOs em 15 e 69 QSOs em 10. Às 19:00 UTC, eu peguei 97 em 15 e 47 em 10, sempre ligado ambas as bandas simultaneamente. Eu adicionei não menos que 13 multiplicadores em 10 metros, que foram decisivos para a número final.

As pessoas duvidavam da boa propagação em 10 metros, e quando eles aceitaram meu pedido de mudança lá, eles ficaram chocados com os sinais, alguns deles vários dB acima S-9. A propagação estava lá, as estações não estavam. Finalmente, 10 metros fechado e a resposta tornou-se intensa em 15 metros às 2000 UTC, então me concentrei em adicionar estações lá.

As 2100, eu tinha quase alcançado 4.500 QSOs, então agora havia uma nova meta? Seria possível fazer 500 QSOs nas últimas 3 horas para alcançar 5.000? Dependeria apenas da propagação.

A partir daí, voltei Dual CQ, desta vez com Rádio 1 ligado 20, onde eu assumi que seria capaz para adicionar mais QSOs e Rádio 2 em 15, onde algumas estações ainda respondendo. Naquela hora consegui trabalhar 71 estações em 20, e 43 em 15 até que o pile-up começou a se intensificar em 20 com sinais muito fortes, então eu decidi terminar apenas no dia 20, conseguindo quase 400 QSOs nas últimas 2 horas.

Faltando 4 minutos, W2CLA me chamou, e quando eu apertei Enter, eu vi o abençoado QSO #5.000 aparecer. Fiquei com um nó na garganta, suspirei, e continuei com um sorriso feliz até o último segundo. Eu sabia que Oms, PY5EG, estava atrás mim por alguns minutos, expectante e esperando por esse momento final, que ainda hoje acho muito emocionante, e neste concurso em particular, tendo completei minha primeira experiência SOAB, meus olhos se encheram de lágrimas ao momento em que Oms me abraçou e me parabenizou.

Fiquei sentado por alguns minutos para me recompor enquanto olhava para o tela, e havia o resumo do Score mostrando 5.011 QSOs, incluindo as 49 duplicatas, e 283 mults. Acredite em mim, absolutamente ninguém tinha imaginado esses números antes o concurso.

Lembrei que Mark, LU8EOT, então muitas vezes meu parceiro em aventuras de rádio, meu grande amigo, o irmão que esse maravilhoso hobby me deu, me dizendo que não desistir, tentar bater 4.500. Dany, LU1DX, e sua esposa Nati, LU4DJB, e meu grande amigo Krassy, ​​K1LZ, todos seguiam o placar em tempo real e me enviavam mensagens de incentivo e suporte.

Logo após o término do concurso, fomos até a casa onde um delicioso o jantar estava pronto, como todas as refeições da Sofia! Enfim, eu ia comer bem após 2 dias! E claro, juntos com um excelente vinho italiano que Oms abriu como uma celebração de um fim de semana que eu sonhei por muito tempo Tempo.

Por fim, preciso mencionar o parte “responsável” por trás desta aventura: Atilano de Oms, PY5EG. eu conheci o “tio” Oms há 10 anos, quando ele convidou Mark, LU8EOT e eu para participar do ARRL DX SSB 2011 da sua tão lembrada e linda estação PT5T em Florianópolis, no litoral do Brasil. Apenas três operadores alcançaram um segundo lugar mundial na categoria M2 naquela ocasião, nós mesmos incluídos. Oms confiou e acreditou em mim desde o início, me convidando várias vezes para participar como operadora nas categorias multioperadoras e me ensinando a ser um operador melhor em cada visita. Ele é excelente e insubstituível, e alguém que me acolheu como membro de sua família desde o primeiro dia. Obrigado por confiar em mim! Obrigado por acreditar que eu seria capaz! Agradecimentos eternos.

Nota: Você pode ver alguns minutos desta operação de concurso no YouTube em https://youtu.be/8pG5mJKbfQI

Fonte: NCJ
Autor: Manu LU9ESD
Tradução e adaptação para português: Devanir PY2SGL e Peter PY5CC.

Comentários

Recomendamos ler também