CQ WPX CONTEST SSB – CATEGORIA MULTI MULTI DISTRIBUTED

 

Oi, amigos,  contesteiros:

Primeiramente parabéns a todos Brasileiros que abrilhantaram o CQ WPX SSB de 2021.

A luta maior foi com a propagação e em vários momentos com propagação porem sem a presença de gente suficiente para manter um rate adequado.

Este ano foi inaugurada a nova interessante categoria MULTI MULTI DISTRIBUTED

Tenho convicção que esta categoria veio para ficar, não só no WPX, mas também outros contestes que incorporarão a ideia de incluir a mesma categoria.

Uma equipe de voluntários do GADX trabalhou intensamente no sentido de organizar uma primeira operação nessa categoria, que exige minimamente: 1) Software robusto customizado para operação em rede em locais diferentes 2) Sólida internet nas localidades participantes 3) Estações preparadas para esta customização 4) Operadores com experiencia dispostos a apreender e desenvolver a prática para trabalho em rede 5) Adaptar-se a retrograda legislação Brasileira ANATEL.

Como toda e qualquer outra categoria se pode iniciar com menos sofisticação e com o tempo, aprimorar a operacionalidade.

A legislação imposta pelas regras da ANATEL não acompanham a velocidade da evolução da tecnologia e dos regulamentos dos contestes internacionais.

Infelizmente um conteste na categoria MM Distributed que  permite um total de ate 6  diferentes estações no mesmo país e na mesma zona CQ, na interpretação da regra da Anatel,  somente existirá, caso todas as estações estejam localizadas no mesmo Estado da Federação. Esta limitação, dentre outras não condiz com a evolução das regras das várias competições internacionais.

A nossa intenção  ideal para aumentar o poder de competição de uma participação do Brasil, seria ter  a) duas estações em banda baixa localizadas no Norte e Nordeste do Pais para operação em bandas baixas  80 e 160 metros, b) Uma estação em  40 metros no Sudeste ou Centro Oeste, c) Uma estação para 10 metros no extremo Sul, d) Duas estações 15 e 20 no Sudeste, e) Uma estação bem equipada para todas as bandas multiplicadora na região Sul e) finalmente que a nossa legislação permitisse a participação Brasileira  na competição.

Se tomarmos ipse literis a legislação,  o Brasil estaria fora de uma grande parte da radio competição. Isso principalmente se não utilizarmos o princípio mundial de que “o que for omisso não é proibido”

Como isso seria impossível em curto espaço de tempo resolvemos nos concentrar no possível esquecendo por hora da ideal.

Usaríamos 4 estações operando com um só indicativo ZW5B

– Estação Serra da Boavista (PP5JR)

– Estação de Curitiba (PY5EG)

– Estação da Serra SP (PY2LED)

-Estação Sitio PY2EYE

Estação Araraquara PY2OMS

Como estas estações já estão montadas e em funcionamento, teríamos que somente adapta-las para operar em rede VPN ou outra tecnologia já existente. PU2DIB Neto com ajuda do Luciano PY5KD e Fernando PY2LED debulharam o SW Dxlog e conseguiram já na Quinta Feira ter todo o sistema funcionando, integrando todas as estações via internet.

Desencanto:

Embora haja a interpretação de que tudo que não é proibido seria lícito, lamentavelmente alguns da nossa comunidade questionaram a legalidade de tal operação, e ao invés de nos contatarem preferiram optar pela condenável prática de, pelas escondidas interpelar a própria ANATEL, além de espalharem em nosso meio a ilegalidade da operação por nós pretendida. Tenho certeza que alguns assim agiram sem qualquer  intenção maldosa, no entanto foram seguidos pelos que sempre estão a postos para a destruição.

A ANATEL,  para atividades especiais pode  permitir, como permitiu ou silenciou  em operações  com indicativos únicos,  mediante determinas condições, e creio que a participação de um campeonato mundial, seja especial. Este CQ WPX SSB , insere  por primeira vez, uma categoria Multi operadores Multi Estações Distribuidas.

Talvez, tendo em vista a contestação de próprios radioamadores, a ANATEL pela premência de tempo, não teve condições de, em tempo,  homologar o indicativo requerido. Aliás o indicativo estava homologado, e como norma e costume, na licença não indica onde pode-se operar.

Para não criar um caso, e em vista do acima exposto, desmantelamos a operação inicialmente prevista, e organizamos , de última hora, uma operação PS2T, somente com estações no Estado de São Paulo. Ou seja, fomos vencidos. Parabéns aos vencedores.

Porem entendo que no terreno da operação propriamente dita, tivemos relativo sucesso embora não fosse possível testar e desenvolver tudo que pretendíamos. Apreendemos bastante e na próxima lutaremos para melhorar.

Inúmeras outras operações foram homologas de forma especial, e estes mesmos interessados em destruir e não construir, se calaram pois o alvo talvez fosse demasiado pequeno para seus espíritos danosos de destruição. ZW80, ZW50, ZW70, ZW0HQ, ZW0NY, ZY100S etc…..

Convocamos a estas pessoas que se unam àqueles que constroem, ajudando a  trabalhar junto a ANATEL para reformulação das regras que permitam acompanhar a evolução da tecnologia e da radio competição, e não ficar gastando tempo e esforço no sentido de destruir experiencias que somente colaborariam para o crescimento e desenvolvimento da prática do radioamadorismo.

Com o pedido de escusas pelo desabafo, agradecemos a todos que nos ajudaram comparecendo em nosso log.

Nosso resultado PS2T

Operator(s): PY2BK PY2DY PY2IG PY2LED PY2NDX PY2PT PY2XV PY2YU PY2ZEA

Station: PX2APS2TPX2W

Class: M/M HP

QTH: SAO PAULO STATE

Operating Time (hrs): 48

Summary:

Band  QSOs

————

  160:    1

   80:   85

   40:  614

   20: 1911

   15: 2388

   10:  805

————

Total: 5804  Prefixes = 1460  Total Score = 26,072,680

Club: Araucaria DX Group

WPX SSB 2021 – PS2T – MULTI MULTI DISTRIBUTED

Um abraço

 

ATILANO DE OMS
PP5EG – PY5EG – PY2OMS
ZW5B, PS2T, PT5T
ARAUCARIA DX GROUP

Comentários

Recomendamos ler também